segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia do Circo

A palavra "circo" descreve o tipo de apresentação feitas por esses artistas,normalmente uma série de atos coreografados à músicas.Um circo é organizado em uma arena-picadeiro circular,com assentos em seu entorno,enquanto circos itinerantes costumam se apresentar sob uma grande tenda ou lona.
A história do circo no Brasil começa no século XIX,com famílias e companhias vindas da Europa,onde agruparam-se em guetos e manifestavam sentimentos diversos através de interpretações teatrais onde não demonstravam apenas interesses individuais e sim despertavam consciência mútua.No Brasil,memso antes do circo de Astley,já havia os ciganos que vieram da Europa,onde eram perseguidos.Sempre houve ligação dos ciganos com o circo.



O dia do circo foi criado em homenagem ao Palhaço Piolim,Aberlado Pinto,que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.Seu pai havia sido dono de circo quando Aberlado ainda era pequeno,local onde aprendeu a tocar violino,a fazer  contorcionismos e acrobacias.A data fio insittuída em razão de seu nascimento,no ano de 1897,Ribeirão Preto no estado de São Paulo.Aberlado chegou a fazer espetáculos beneficentes,junto com um, grupo de artistas espanhóis,que lhe deram o paleido de Piolim,que significa barbante,devido às pernas compridas e também por sua magreza.




Piolim era engajado com movimentos artísticos e culturais,sempre preocupado em divulgar arte como forma de expressão cultural.Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte  moderna(Tarsila de Amaral,Mário Andrade,Oswald de Andrade,Anita Malfati,e outros) em 1922,como maior artista popular brasileiro.Em dois de agosto de 1931 recebu uma homenagem de Mário de Andrade,através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com arte do circo de Piolim.
Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense,para manter as tradições artisticas e culturais do circo,mas morreu antes de concretizá-lo,aos 76 anos de idade,no ano de 1973.



Nossa Creche fez uma homenagem a este dia tão especial para o imaginário infantil. As turminhas realizaram   uma apresentação, com o objetivo de incentivar as tradicionais manifestações populares,afim de que não se perca nos meios tecnológicos atuais. 

Nenhum comentário: