sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia do Ìndio

O Dia do índio 19 de abril,foi criado elo presidente Getúlio Vargas através do dedreto-lei nº 5540 de 1943,relembra o dia ,em 194,no qual várias lideranças indigenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano,realizado no México.Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento,temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelo "homens brancos".

Durante este congresso foi criado  Instituto Indigenista Interamericano,também sediado no México,que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América.O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto,mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e institui o Dia do Índio no dia 19 de abril.

Embora cada nação indígena possua sua própria cultura com hábitos e costumes próprios,existem alguns costumes que são comuns a praticamente todos os povos indigenas brasileiros.Os indios brasileiros se alimentam exclusivamente de alimentos retirados da natureza(peixes, carnes de animais, frutos,legumes e tubérculos).Costumam tomar banho várias vezes por dia em rio,lagos e riachos,os homens saem para caçar em grupos.Fazem cerimônias e rituais com muita dança e música,além e pintarem o corpo nestes eventos.

Desde pequenas as crianças são treinadas para as atividades que deverão desempenhar na vida adulta,realizando rituais de passagem entre a fase de crianças para adulta.Moram em habitações feitas de elementos da natureza(tronco e galhosde árvores,palhas,folhas secas e barro).As atividades de artesanato é desempenhada pelas mulheres das tribos,além de tratarem as doenças com ervas da natureza e costumam realizar rituais de cura,dirigidas por um pajé.

Seus pratos típicos são a tapioca(espécie de pão fino feito com fécula de mandioca),pirão( caldo grosso feito de farinha de mandioca e caldo de peixe),pipoca e beiju(espécie de bolo de formato enrolado feito com massa de farinha de mandioca fina).
Os pequeninos da Creche Raul Cortez tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco da Cultura Indígena.Além das contações de histórias e músicas sobre os índios,tivemos a exposição de "artigos " presentes na cultura deste povo.O que chamou atençãoe a curiosidade das crianças,foi a moradia,alimentação entre outros aspectos da cultura indígéna.





quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia do Livro.Viva a Monteiro Lobato!


Contista,ensaísta e tradutor,este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté,interior de São Paulo,no ano de 1882.Formado em Direito,atuou como promotor público até se tornar fazendeiro,após receber herança deixada pelo avô.Diante de um novo estilo de vida,Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas,sendo que,posteriormente,reuniu uma série deles em Urupês,obra prima deste famoso escritor.Em uma época em que os livros brasileiros eram editados Paris ou Lisboa,Monteiro Lobato tornou-se também editor,passando a editar livros também no Brasil.Com isso,ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças,pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado.Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. 

Suas personagens mais conhecidas são:Emilia,uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes,Pedrinho,personagem que o autor se identifica quando criança,Visconde de Sabugosa,a sabida espiga de milho que tem atitudes de adultos,Cuca,vilã que aterroriza a todos do sítio,Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra:O Sítio do Pica-Pau Amarelo,que até hoje encanta muitas crianças e adultos.

Escreveu ainda outras incríveis obras infantis,como:A Menina do Nariz Arrebitado,O Saci,Fábulas do Marquês de Rabicó,Aventuras do Príncipe,Noivado de Narizinho,O Pó de Pirlimpimpim,Reinações de Narizinho,As Caçadas de Pedrinho,Emilia o País da Gramática,Memórias da Emília,O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.



Fora os livros,este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias,tais como:O Choque das Raças,Urupês,A Barca do Gleyre eo Escândalo do Petróleo.Neste último livro,demonstra todo seu nacionalismo,posicionando-se totalente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.

A Creche fez uma homenagem  a este grande escritor,através da apresentação dos personagens do Sitio do Pica-Pau Amarelo,onde as educadoras encenaram suas personagens.O objetivo desta atividade foi o estimulo e incentivo a leitura, além de conhecerem este maravilhoso escritor e suas eternas obras.

sábado, 14 de abril de 2012

Aniversário da Kizi

Nossa aluna Kizi da turma EI-51completou mais um aninho de vida.Ela comemorou seu aniversário com seus amigos da Creche.As crianças tiveram a oportunidade de interagir com outros alunos da turma EI-50,além se deliciarem com o bolo e outras guloseimas.





Deus te abençoe sempre!Feliz Aniversário!
Beijos
 Equipe da Creche Raul Cortez

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Encontro de PAs

Na amanhã de hoje a Professora de Educação Infantil Shana,esteve no Encontro de PAs e Coordenadoras Pedagógicas, na Cidade das Crianças,em Santa Cruz,para  apresentar o nosso modelo de planejamento das atividades realizadas na Creche.Lá ela,explicou como todo o trabalho é feito,além de mostrar um pedacinho da Creche.Estiveram presentes nesta apresentação a Creche Zélia Chauke e a Creche Marlene da Silva Cardoso que como nossa Creche também demonstrou seus modelos de planejamento.
   
                                                                        
                                                         

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Toca do Coelho

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!



                                                     EI-41
A Páscoa é uma data muito importante ,onde devemos comemorar a vida nova e o amor.Esta data não é somente de ganhar ou receber chocolates,é jum momento de reflexão e agradecimento.Para nossas crianças a sensação é a figura do coelho da Páscoa que "traz" muitos chocolates.Durante essa semana trabalhamos os símbolos da Páscoa e seus significados através de músicas e é claro, a "visita" do Coelhinho,que encantou a criançada.Com as atividades objetivamos a integração das crianças e as tias proporcionando mais união neste clima de Páscoa.

As crianças confeccionaram um cartaz demonstrando o que queriam ganhar do "Coelhinho da Páscoa".



Na semana da Páscoa a turma EI-40 foi visita também pelo  coelhinho da Páscoa.Eles adoravam,alimentaram o coelho,além de fazerem muitos carinhos.






                                                                   Toca do Coelho
Nossa brinquedoteca,hoje, se tornou em "Toca do Coelho".Lá as crianças puderam se deliciar com bolos e bolinhas de chocolates,além da companhia dos coelhinhos.Mas o coelhinho não permaneceu somente na brinquedoteca.Ele também foi conhecer nossos funcionários e amigos e deixou ovos de Páscoa para todos.
  Bel,Jaqueline e Nilza
                                                                 Bel e Gilberto


                                                          Nilza,Bel e Jaqueline


As tias Elaine,Cassia,Ana Carolina,Cristiane Santos e 
Cristiane Pavão

                                                                          Rejane

As tias Danielle,Elaine,Alessandra e Teresiana

                                                       Tias Sandra e Elaine

                    Tias Cristiane Barradas,Vanessa,Cristina e Rosangela

                                             Tias Sonia Teles,Giselle e Fatima

                                                Tias Ana Paula,Thais e Franci


                               As Tias Joice Marte,Evelin,Luana e Natalia


                                                                         Tia Joyce


                                                     Tia Denise e Tia Fátima


                                                                           Tia Iara


                                                                           Tia Cléia

                                                                   Tio Waldemir


Tia Rosângela e Valesca

         Sonia Nascimento(Presidente da Associação de Moradores),Lau e a Fernanda

                                                                  Márcia e Bel

Páscoa é momento de alegria e meditação para agradecemos a Deus pelas oportunidades de renovação da vida.Renovação que Ele nos dá todos os dias.Jesus ressurgiu para nos mostrar que o viver não tem limites e a morte é apenas a porta que nos conduz à sua essência.provou-nos que a vida é o maior dom entregue por Deus.Que esta  festa de esperança seja de paz e alegria para você e sua família.

   Feliz Páscoa!! 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia do Circo

A palavra "circo" descreve o tipo de apresentação feitas por esses artistas,normalmente uma série de atos coreografados à músicas.Um circo é organizado em uma arena-picadeiro circular,com assentos em seu entorno,enquanto circos itinerantes costumam se apresentar sob uma grande tenda ou lona.
A história do circo no Brasil começa no século XIX,com famílias e companhias vindas da Europa,onde agruparam-se em guetos e manifestavam sentimentos diversos através de interpretações teatrais onde não demonstravam apenas interesses individuais e sim despertavam consciência mútua.No Brasil,memso antes do circo de Astley,já havia os ciganos que vieram da Europa,onde eram perseguidos.Sempre houve ligação dos ciganos com o circo.



O dia do circo foi criado em homenagem ao Palhaço Piolim,Aberlado Pinto,que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.Seu pai havia sido dono de circo quando Aberlado ainda era pequeno,local onde aprendeu a tocar violino,a fazer  contorcionismos e acrobacias.A data fio insittuída em razão de seu nascimento,no ano de 1897,Ribeirão Preto no estado de São Paulo.Aberlado chegou a fazer espetáculos beneficentes,junto com um, grupo de artistas espanhóis,que lhe deram o paleido de Piolim,que significa barbante,devido às pernas compridas e também por sua magreza.




Piolim era engajado com movimentos artísticos e culturais,sempre preocupado em divulgar arte como forma de expressão cultural.Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte  moderna(Tarsila de Amaral,Mário Andrade,Oswald de Andrade,Anita Malfati,e outros) em 1922,como maior artista popular brasileiro.Em dois de agosto de 1931 recebu uma homenagem de Mário de Andrade,através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com arte do circo de Piolim.
Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense,para manter as tradições artisticas e culturais do circo,mas morreu antes de concretizá-lo,aos 76 anos de idade,no ano de 1973.



Nossa Creche fez uma homenagem a este dia tão especial para o imaginário infantil. As turminhas realizaram   uma apresentação, com o objetivo de incentivar as tradicionais manifestações populares,afim de que não se perca nos meios tecnológicos atuais.