terça-feira, 29 de maio de 2012

Mordida:também um forma de expressão

(Baseado no texto Mordidas:agressividade ou aprendizagem?de Ana Maria Mello e Telma Vitória)

Mordida: este é certamente um dos maiores temores de mães com filhos em escolas de Educação Infantil.Claro,ninguém gosta de ver aqueles sinais doloridos na pele de seu filho.Mas.como qualquer um corre essse risco,é preciso entender o que isso significa.
Antes de tudo, é preciso considerar que para a criança a mordida não é uma arma,como seria para um adulto.É antes,uma forma de expressão.Desde que o bebê nasce,é pela boca que ele percebe o mundo.Não apenas pelo ato de sucção e das mamadas,mas pelo choro,pelo riso,pelo balbuciar.À medida que cresce e com o surgimento dos dentes,esse provesso continua e morder também passa a ser uma forma de interagir com o mundo,de perceber a consistência de um objeto e também de provocar reações.Os adultos também fazem isso ao dar mordidas carinhosas nas crianças.
Portanto, para compreender as mordidas,é necessa´rio levar em conta o contexto em que ocorrem.Geralmente,estão  associadas ao sentimento de contrariedade,de frustação,de ansiedade,de raiva,de ciúmes,de busca de atenção.Praticamente,toda criança entre 1 e 3 anos lançará mão desse recurso...
Seja qual for a causa,é importante não taxar a criança de mordedora,porque isso vai gerar a expectativa de que ela volte a morder,o que pode realmente levar a mais mordidas.O melhor é tratar o fato com tranquilidade e mostrar à criança que o que ela faz provoca dor e machuca.E além disso,ensinar que existem outras formas de expressar seus sentimentos. 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Envolvendo e Semeando Laços Através da Afetividade

Para estreitar os laços que nos uni a família contaremos com a participação da figura de uma pessoa que é indispensável neste trajeto: A MÃE. 
Trabalhando com poemas, contação de histórias,musicais,atividades  artistas,dramatizações,homenageando a mulher que gera a vida e ensina caminhar.Enfatizando a figura materna,como a primeira célula responsável pelo desenvolvimento afetivo e conectivo do ser humano.    
Assim,reconhecendo e proporcionando momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares.Com a busca da valorização da família,da vida e da afetividade.

Mãe...
Não importa cor ou credo...
Rica ou pobre...
Mãe é sempre mãe...

Sempre presente
Na dor,na doença, na alegria,
Em cada momento da nossa vida
Lá está ela já com algo em mente

Mãe querida, amada, sofrida...
Ignora as discriminações da sociedade
Em prol do seu amor e se preciso for
Da a sua própria vida

Esquece-se de si mesma
Por desejar a vitória do filho
E ao vibrar com as vitórias alcançadas
Nem se lembra de seu próprio mérito

Mãe é como uma flor...
É carinho, cuidado, proteção,
Compreensão, doação, perdão...
Mãe resume tudo o que é amor!

Mãe é a própria canção de amor,
Tocada suavemente em nossos corações...

Agradeço a você mãe
Todo o amor por minha vida!