quinta-feira, 22 de março de 2012

O outono

Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede ao Inverno.É caracterizado por queda de temperatura,e pelo amarelar das folhas das árvores,que indica a passagem de estações.No hemisfério norte é chamado de "Outono Boreal" que inicia-se no dia 22 ou 23 de Setembro e termina aproxidamente 21 ou 22 de Dezembro.O "Outono Austral" tem inicio no hemisfério sul no dia 20 de Março e termina no dia 20 ou 21 de Junho.

                                                                  Turma EI-30

As crianças da Creche receberam o Outono com bastante alegria,pois todos conheceram e saborearam diferentes tipos de frutas.Todas as turminhas confeccionaram cartaz utilizando folhas caídas das árvores,com objetivo de mostrar o ambiente do outono.
                                                                     Turma EI-41
                                                                     Turma EI-31

                                                                  Turma EI-40
Durante todas atividades houve uma  rodinha de conversar afim de,explicar a importante da frutas em nossas vidas.Pedimos que as crianças mostra-se sua fruta preferida.Ao final,as crianças saborearam uma deliciosa salada de frutas. 

                                             Viva o Outono!!!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Internacional da Síndrome de Down


Síndrome de Down Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.



Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune., que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21.A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.

Pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afetados possui retardo mental profundo. É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 800 ou 1000 nascimentos.

Muitas das características comuns da síndrome de Down também estão presentes em pessoas com um padrão cromossômico normal. Elas incluem a prega palmar transversa (uma única prega na palma da mão, em vez de duas), olhos com formas diferenciadas devido às pregas nas pálpebras, membros pequenos, tônus muscular pobre e língua protrusa. 
Os afetados pela síndrome de Down possuem maior risco de sofrer defeitos cardíacos congênitos, doença do refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireóide.A síndrome de Down é um evento genético natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais


A prontidão para a aprendizagem depende da complexa integração dos processos neurológicos e da harmoniosa evolução de funções especificas como linguagem, percepção, esquema corporal, orientação têmporo-espacial e lateralidade.É comum observarmos na criança Down, alterações severas de internalizações de conceitos de tempo e espaço, que dificultarão muitas aquisições e refletirão especialmente em memória e planificação, além de dificultarem muito a aquisição de linguagem. 
Crianças especiais como as portadoras de síndrome de Down, não desenvolvem estratégias espontâneas e este é um fato que deve ser considerado em seu processo de aquisição de aprendizagem, já que esta terá muitas dificuldades em resolver problemas e encontrar soluções sozinhas.  

segunda-feira, 19 de março de 2012

"Proteger e Conservar: Obrigação de Todos"

A exploração desordenada do território brasileiro é uma das principais causas de extinção de espécies.O desmatamento e degradação dos ambientes naturais,o avanço da fronteira agrícola,a caça de subsistência e a caça predatória,a venda de produtos e animais procedentes da caça,apanha ou captura ilegais(tráfico) na natureza e a introdução de espécies exóticas em território nacional são fatores que participam de forma efetiva do processo de extinção.Este processo vem crescendo nas últimas dias décadas a medida que a população cresce e os índices de pobreza aumenta.

 
A proteção e o manejo ornado da fauna silvestre na busca de sua conservação podem e devem ser feitos pelo Governo e a Sociedade de forma integrada no sentido de defender o que é de todos:o patrimônio natural do Brasil,bem de uso comum de todos os brasileiros e garantia para as futuras gerações.
Dia 16 foi comemorado o "O dia dos animais,por este motivo a turminha EI-40 e EI-41 realizaram  diversas atividades com essa temática ao longo da semana,com o objetivo de oportunizar o conhecimento sobre a fauna.As professoras exploraram uma atividade de interação utilizando um pato,porque é um animal que desperta o interesse e a curiosidade da Turma. 
A turma EI-40 cantou diversas músicas com tema animais,além de pesquisarem figuras sobre o assunto e escolheram o porquinho para confecção do cartaz e da máscara.Estas atividades proporcionaram  as crianças o conhecimento e reconhecimento dos vários animais da nossa fauna,com isso, ampliaram e estimulando a oralidade.

Ao final do dia tivermos uma turma do CIEP Pontes de Miranda,que apresentaram uma peça" A Orquestra dos Bichos".

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulher


História do 8 de março

No dia 8 de março de 1857,operárias de uma fábrica de tecidos,situada na cidade norte americana de Nova Iorque,fizeram uma grande greve.ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho,tais como,redução na carga diária de trabalho para dez horas(as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário),equiparação de salários com os homens(as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem,para executar o mesmo tipo de trabalho)e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.A manifestação foi reprimida com total violência.As mulheres foram trancadas dentro da fábrica,que  foi incendiada.Aproximadamente 130 tecelãs morreram,num ato totalmente desumano.Porém,somente no ano de 1910,durante uma conferência na Dinamarca,ficou decidido que dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher",em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.Mas somente no ano de 1975,através de um decreto,a data foi oficializada pela ONU(Organização das Nações Unidas) .
 Conquistas das Mulheres Brasileiras


Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira.Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistaram,depois de mutos anos de reivindicações e discussões,o direto de votar e serem eleitas para cargos no executivo,judiciário e legislativo.
                                    Dilma Rousseff
No dia 31 de outubro de 2010,foi eleita presidente do Brasil,cargo a ser ocupado pela primeira vez na história do país por uma mulher.

                                    Maria da Penha
Após anos de agressão,ela alterou o Código Penal Brasileiro e possibilitou que agressores de mulheres no âmbito doméstico ou familiar sejam presos.

 
                                                  Mulher  
                                                                                                   Ilsa da Luz Barbosa
                             Você que busca no dia-a-dia sua
independência,sua liberdade,sua
identidade própria; 
                       
Você que luta profissionalmente e
emocionalmente,para ser 
valoriza e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a
companheira,a amiga,a "rainha do lar";

Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem 
violências;

Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam de pejorativamente,de
feminista liberal e que já ocupa um
espaço na fábrica,na escola,
na empresa e na política;

Você,eu,nós que temos a capacidade de
gerar outro ser,temos também o dever de
gerar alternativas para que a nossa Ação
criadora,realmente ajude outras 
mulheres a conquistarem
a liberdade de Ser...

                         Feliz Dia Internacional da Mulher!!!!

terça-feira, 6 de março de 2012

Nosso Corpo Humano

O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas,ou seja,umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades.Milhares de reações químicas  acontecem a todo instante dentro do nosso corpo,seja para captar energia para a manutenção da vida,movimentar os músculos,recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida. 

Há milhões de anos,o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser.Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa.As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras.É fundamental entendermos o funcionamento do nosso corpo a fim de adquirimos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.




Através da atividade "Contorno do corpo",a Turma EI-41 observou o corpo humano e suas partes.A professora Cristiane Barradas deitou a aluna sobre o papel e fez o contorno,depois foi desenhando e perguntando as crianças as partes que estavam faltando.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Parabéns!Cidade Maravilhosa

Rio de Janeiro é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no Sudeste do país. Cidade brasileira mais conhecida no exterior,maior rota do turismo internacional no Brasil e principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul, a capital fluminense funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente.É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o Morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, as florestas da Tijuca e da Pedra Branca, a Quinta da Boa Vista, a ilha de Paquetá, o Réveillon de Copacabana e o Carnaval.
A prática de esportes é um passatempo muito comum no Rio de Janeiro, sendo o futebol o mais popular deles. O Rio abriga cinco clubes brasileiros bastante tradicionais: América, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. A sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) localiza-se em um edifício da Barra da Tijuca, zona oeste.
Morro do Pão de Açúcar, com vista parcial dos cabos do teleférico. A elevação é um dos pontos mais procurados para a prática do alpinismo.Dentre as modalidades esportivas mais praticadas estão o futebol de areia, o vôlei de praia, o surfe, o voo livre, o jiu-jitsu e o remo. A capoeira, mistura de dança, esporte e arte marcial, também aparece com alguma frequência. Outro esporte altamente popular nas areias do Rio é o "frescobol", espécie de tênis de praia.
Em 4 de junho de 2008, o Rio de Janeiro foi anunciado pelo Comitê Olímpico Internacional como uma das quatro candidatas finalistas a sediar os Jogos Olímpicos de 2016,após se tornar uma cidade postulante oficialmente em 16 de maio de 2007.Em 2 de outubro de 2009, a cidade foi escolhida pelos membros do COI, reunidos em Copenhague, para ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e dos Jogos Paraolímpicos de Verão de 2016, derrotando as cidades de Madri, Tóquio e Chicago.
Nossa Cidade hoje completa 447 anos e nada melhor do que comemorar!As crianças assistiram o filme "Rio" que mostra toda a beleza da Cidade Maravilhosa,além de confeccionarem cartazes para parabenizar o aniversário de nosso Município.



A turma EI-30 realizou uma atividade de pesquisa(recorte e colagem) com o objetivo de valorizar as belezas do Rio de Janeiro.

                                  FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!